Hoje em dia, temos acesso a uma infinidade de produtos digitais a poucos cliques (ou toques na tela) de distância. Acessamos sites, jogamos jogos eletrônicos, fazemos compras em lojas virtuais, utilizamos aplicativos para celular, etc. Contudo, apesar da quantidade imensa de opções, acabamos preferindo usar alguns ao invés de outros.
Mas por que isso acontece? Todo produto, seja físico ou digital, possui uma experiência de usuário associada. Conforme interagimos com ele, vamos acumulando uma certa “pontuação” de experiência, de forma inconsciente.
Quando conseguimos realizar as ações de maneira fácil e agradável, a pontuação aumenta. Em contrapartida, quando o contrário acontece, nos sentimos frustrados por não conseguir o que queríamos, o que faz a pontuação diminuir. Por fim, todo esse vai-e-vem de interações e emoções relacionadas é o que vai definir se a nossa experiência usando o produto foi boa ou ruim. Logo, optamos por aqueles produtos que nos ofereçam a melhor experiência.

O que é UX design?
UX design, ou user experience design, é área do design que busca projetar produtos buscando fornecer a melhor experiência possível para os usuários. Apesar de poder envolver também produtos físicos, o UX design geralmente está presente no desenvolvimento de produtos digitais, como sites, aplicativos para celular e softwares em geral.
Mas o que significa uma boa experiência de usuário? Muita gente acha que fornecer uma boa experiência é deixar os usuários felizes. Isso não é verdade.
Se deixar os usuários felizes for o único objetivo com um aplicativo, bastaria mostrar imagens de animais legais, fazer alguns elogios ao usuário e ir embora. Contudo, isso pode não fazer muito sentido como objetivo de negócio. O UX design tem como objetivo fazer com que os usuários sejam eficientes.
Objetivos do usuário x objetivos do negócio
Ao começar um novo projeto de UX, antes de desenhar qualquer coisa, é necessário entender seus objetivos. São apenas dois e nada é mais importante para o sucesso do produto.

Objetivos do usuário
Usuários sempre vão querer algo porque eles são pessoas, e pessoas sempre querem algo. Seja ver vídeos de pandas no YouTub, realizar operações bancárias, comprar um tênis e por aí vai.
Objetivos do negócio
Sempre há um motivo, em primeiro lugar, para criar um site ou aplicativo. Geralmente esse motivo é ganhar dinheiro, mas pode ser tonar uma marca conhecida, conseguir novos membros para uma comunidade, etc.
O tipo de objetivo do negócio também é importante. Por exemplo: se você quer mostrar mais propagandas em seu site, sua estratégia de UX será bem diferente do que se você quiser vender mais produtos em sua loja online.
Alinhe seus objetivos
O sucesso do seu site ou aplicativo depende do quão bem você consegue alinhar essas duas coisas. Basicamente, fazer com que seus usuários atinjam seus objetivos com eficiência trará mais benefícios ao negócio.
Um bom exemplo disso tudo é o YouTube. A plataforma ganha dinheiro com propaganda e seus usuários querem assistir vídeos. Logo, colocar propaganda nos vídeos ou na mesma página, faz sentido. Mais que isso, fazer com que seja fácil pesquisar por vídeos e encontrar outros vídeos similares fará os usuários assistirem mais, fazendo o YouTube ganhar mais dinheiro.

Se os objetivos não estão alinhados, você terá um de dois problemas: ou seus usuários conseguirão o que querem sem ajudar seu negócio (muitos usuários, sem sucesso), ou seus usuários não conseguem o que querem (sem usuários, sem sucesso).
Continuando com o exemplo do YouTube. Se ele nos fizesse assistir 20 minutos de propaganda para cada 30 segundos de vídeos, provavelmente estaria condenado ao fracasso, pois ninguém teria tempo para isso. No entanto, assistir alguns segundos de propaganda é um preço pequeno a pagar para assistirmos os vídeos que queremos ver.
O botão de 300 milhões de dólares
Um clássico exemplo de como investir em UX pode ser uma boa ideia é o caso do botão de 300 milhões de dólares da Amazon. Um simples ajuste de um botão gerou um impacto positivo de 300 milhões de dólares no primeiro ano em que foi implementado.
A Amazon resolveu investigar melhor o processo de compra em seu site. Em certa etapa, onde havia um formulário de cadastro, muitos usuários abandonavam o processo e desistiam da compra.
Era um simples formulário para fazer login, que solicitava apenas usuário e senha e que continha também um botão de cadastro.
Por meio de testes de usabilidade, perceberam que, apesar de simples, o formulário representava um passo pelo qual os usuário não estavam dispostos a passar. Raramente, os consumidores se lembravam de seus dados de acesso, e acabavam por não realizar a compra.
Para solucionar o problema, substituíram o botão de cadastro por um botão de continuar, tornando o processo de fazer login ou realizar cadastro opcional para realizar a compra. Afinal, os usuários estavam mais preocupados em finalizar a compra do que se registrar no site.
“Fazer” UX
UX Design envolve um processo bastante similar a uma pesquisa científica. Primeiro, você pesquisa para entender os usuários. Em seguida, desenvolve ideias para resolver as necessidades deles e as necessidades do negócio. Por fim, constrói e mede as soluções no mundo real para verificar se elas funcionam.
Você pode adicionar quantas e quaisquer funcionalidades em um site ou aplicativo. Entretanto, deve-se ter em mente o valor que tais funcionalidades agregam para seu usuário.
No fim das contas, tudo que você quer fazer em UX é ajudar o usuário a ter um problema resolvido mais facilmente. Entender o que ele realmente precisa e ajudá-lo a conquistar determinado objetivo com o seu produto de uma forma mais fácil.